Uso muito o extrato de baunilha em variadas receitas, às vezes até quando já passou um pouco do prazo e nunca morri por causa disso. Acho que perde uma pouco do sabor, that's all!
Como o que tinha já estava no fim, resolvi então fazer eu, porque sim, porque cada vez mais prefiro tudo home-made, porque sai mais barato, porque gosto de experimentar coisas novas.
Depois de pesquisar um pouco na internet, não muito até porque a receita é muito simples, fui comprar a vagem de baunilha (que me dá sempre murros no estômago pelo preço que custa); tinha em casa um resto de Smirnoff, Deus sabe lá de quando porque não me lembro de ter comprado vodka, e foi só juntar os dois ingredientes num frasco esterilizado e guardar na despensa no escurinho.
Agora é SÓ aguardar. Para quem não gosta de esperar, o SÓ torna-se gigante, mas é o preço a pagar para obter um produto que só vai melhorando com o tempo.
Ingredientes
- 180 ml vodka (de qualidade (usei Smirnoff)
- 2 vagens de baunilha
- 1 frasco de vidro esterilizado
Abri as vagens de baunilha com uma faquinha bem afiada e cortei-as ao meio transversalmente para caberem no frasco que não era muito alto e ficarem totalmente submersas no líquido. Mantive as sementes agarradas às vagens.
Deitei o álcool no frasco, juntei as vagens
de baunilha e fechei bem.
Etiquetei com a data e guardei na despensa no escuro. Agora é só ir agitando ocasionalmente e assistir à maturação e escurecimento do líquido.
Segundo quem já preparou o extrato, ele atinge o ponto passados uns 4-6 meses, mas pode usar-se após 2 meses.
Vou ter de esperar.........
Tips: Há quem prepare o extrato de baunilha numa versão não alcoólica com glicerina comestível mas, como já tinha o vodka em casa e li que o álcool extrai mais rapidamente o sabor da baunilha, não hesitei.
Usei a etiqueta que a Clara de Sousa 'oferece' em formato pdf no seu blog.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário