Esta receita adaptada de As minhas receitas ficou como uma das favoritas cá de casa. É muito boa e pode ter-se o recheio já feito e congelado. Na hora, é só descongelar e aquecer, envolver na massa acabada de fazer e cobrir com os pedaços de mozzarela fresca. Em 15 min, temos o jantar pronto
Ingredientes
- 200g de esparguete
- 1 beringela
- 1 cebola média
- 4 dentes de alho
- 1 tomate grande assado
- 30 ml azeite + um pouco para colocar sobre os legumes que vão a assar.
- 1 raminho de tomilho fresco, só as folhas
- sal e pimenta q.b.
- 1 mozarella fresca (a receita colocava como alternativa a burrata)
Para o molho
Para não gastar forno só com 1 beringela e 1 tomate, faço a quantidade a triplicar e congelo. Normalmente, aproveito também para, em simultâneo, assar batatas doces e maçãs.
Cortam-se as beringelas ao meio longitudinalmente e dá-se uns golpes na polpa. Partem-se os tomates ao meio. Colocam-se os legumes num tabuleiro de forno, temperados com um fio de azeite, sal, pimenta, e umas folhinhas de tomilho fresco. Vão a assar em forno médio previamente aquecido durante cerca de 1 hora ou até a beringela estar completamente macia, ao espetar um garfo. Os tomates assam mais rápido, pelo que, passados uns 20 min, se devem retirar. Reserva-se este molho, após ter-se cortado o tomate em cubos pequenos, retirado a polpa à beringela e, com uma faca, cortado também em bocadinhos.
Entretanto, aquece-se o azeite num tacho, pica-se a cebola, laminam-se os dentes de alho e faz-se um refogado leve. Envolvem-se de seguida os legemes assados no refogado e rectifica-se o sal. Deixa-se arrefecer e, nesta altura, pode congelar-se em doses para se utilizar quando necessário.
Esparguete
Na hora de servir, coze-se o esparguete em água abundante com sal e, assim que estiver al dente, escorre-se, reservando meio copo da água da cozedura.
Envolve-se o molho na massa e, se for preciso, junta-se um pouquinho da água de cozer o espargute.
Servi em taças, pondo por cima a mozzarela em pedacinhos fria, que derrete um pouco em contacto com o quente da massa.
Acho que qualquer criança come esta massa muito saborosa e rica em legumes.
Para a fotografia, esqueci-me de colocar a mozzarela em pedaços. É o que faz as pressas! :)
Ana.
Sem comentários:
Enviar um comentário