julho 20, 2012

ALMOFADINHAS DE MOZAMBIQUE

Malangatana, O beijo, 1971-1975 


 Almofadinhas de Camarão

Há anos que estou para fazer estas delícias de camarão, receita moçambicana que saíu no Diário de Notícias e foi publicada no Coisas Boas. O jantar de Natal em casa da minha tia sempre tinha, feitas pela D. Idalina que partiu sem deixar o segredo. 
O meu receio foi sempre o de não conseguir fazer o béchamel no ponto certo e estes bolinhos se desfazerem ao fritar. Receio infundado! Fritam muito bem e, para mim, são melhores que rissóis de camarão porque muito mais leves.
Comprei uns camarões do tamanho de um dedo que fritei com a casca e as cabeças  - que fui esmagando à medida que iam fritando para acentuar o sabor - num pouco de azeite e parti aos bocadinhos. Guardei 1/2 copo da água de cozer os camarões.
De seguida fiz um béchamel grosso:                                                               
Derreti a manteiga, juntei a farinha e mexi até parecerem migalhas. Deixei cozer 1 minuto e juntei o leite frio, a água de cozer os camarões e o molho reduzido da fritura, mexendo sempre com a vara de arames. Desfiz as gemas de ovos numa tacinha e adicionei ao creme muito rapidamente para nao cozer os ovos. Por fim juntei o queijo ralado, o sal e a pimenta e a salsa picadinha. Este creme deve ficar muito grosso. Coloca-se o creme num pirex untado de manteiga e vai ao frigorífico.
No dia seguinte vão-se tirando colheradas que, com a mão, se ajeitam em bolinhos achatados do tamanho de almôndegas e se passam por pão ralado, ovo e pão ralado.
  • 200 gr. de camarão
  • 30 gr. de manteiga
  • 50 gr. de farinha
  • 1/2 litro de leite
  • sal, pimenta e noz moscada
  • 2 gemas de ovos
  • 25 gr. queijo ralado
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
A receita original só passa uma vez por pão ralado mas eu por cautela passei duas vezes para aumentar a consistência. Para a próxima vez vou experimentar não partir os camarões e panar só uma vez com farinha de milho.
Para honrar a origem devia ter sido feita com camarões de Moçambique, mas não havia. Fica para a próxima!
* para o J. e P. que estão em Maputo neste momento.
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário