Pizza |
Este fim de semana havia mangericão acabadinho de chegar ao meu fornecedor habitual e, como tinha duas meninas pequenas lá em casa para dar de almoço, e acordei com saudades da minha outra que está em Milão, fui fazer uma pizza.
Não sendo italiana, e sem querer ser perfeccionista nem aprofundar o tema, usei esta receita do Jamie Oliver que resultou muito bem. Comparei com outras de alguns sites de cozinha italiana e esta versão era uma das bastante utilizadas. Para a próxima vou fazer uma base de pizza napoletana.
Não custa nada fazer pizza e é muito melhor. Pode ter-se já feita e congelada a tomatada e a massa, e então é só juntar os ingredientes que mais se gosta ou que se tenha em casa.
Para uma pizza com uma base de tomate há imensas variações, mas eu fiz a mais simples, de fiambre e queijo.
Base para 3-4 pizzas médias
- 400 gr. farinha tipo ’00’ (em Portugal não há esta referência, podendo substituir-se por farinha forte para pão com alto teor de glúten
- 100 gr. semolina de trigo
- 1/2 c. sopa de sal fino
- 1 saqueta de 7g de fermento em pó ou 1/3 de um pacote de fermento fresco de 25 gr.
- 1/2 c. sopa golden caster sugar ou, se não tiver, açúcar refinado
- 2. c sopa azeite
- 325 ml água morna
- Peneirar a farinha, a semolina e o sal sobre a mesa de trabalho e abrir um buraco ao meio.
Numa tijela, misturar o fermento, o açúcar e o azeite na água e deixar descansar por uns instantes, após os quais se verte a mistura no espaço aberto.
Com um garfo, juntar a farinha aos poucos a partir dos lados. Quando começa a ganhar forma. amassar com as mãos enfarinhadas até obter uma massa macia e elástica.
Pôr a bola de massa numa taça enfarinhada, polvilhar com farinha por cima, cobrir com um pano húmido e deixar descansar num local quente durante ~ 1 hora, até a massa ter duplicado de volume.
Depois, voltar a amassar bem sobre uma superficie enfarinhada para retirar o ar. Dividir em pequenas bolas, dá para 3 ou 4 bases de pizza. Nessa altura, pode-se utilizar toda ou guardar no congelador embrulhada em clingfilm.
Agora é só esticar a massa e deixar a descansar 15-20 min. antes de rechear. No entanto, se quiser deixá-las já preparadas e empilhadas, coloque-as sobre papel de alúminio regado com azeite e enfarinhado, cubra com clingfilm e guarde no frigorífico.
Recheio
Tomatada
Fiambre ou presunto ou chouriço ou atum
Tomate fresco cortado às rodelas
Queijo mozzarella em farrapos ou Queijo mozzarella fresco cortado às rodelas
Azeitonas pretas e/ou verdes
Folhas de mangericão
Azeite
Espalha-se a tomatada pela pizza. Por cima montam-se os restantes ingredientes e rega-se com um pouco de azeite por cima.
Vai ao forno quente a 220º durante ½ hora.
A massa é mesmo muito boa… e a pizza toda também!
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário