Cathleen Rehfeld | - Apricots on a neutral background, 2009, oil on paper - unframed |
Doce de Alperce |
A Maria trouxe cá para casa uns pequeninos alperces de Santarém. Como eram muitos e ir-se-iam estragar certamente, fiz este doce ao qual acrescentei a canela.
Eu gosto muito, acompanhando com tostas, requeijão e avelãs, mas a Maria acha muito doce preferindo um quadradinho de chocolate. Um dia destes vou-me aventurar na Sacher-torte, juntando os dois sabores.
Ingredientes
- 2,750 grs alperces pesados com os caroços
- 600 ml água
- sumo de 1 limão
- 20 corações dos caroços dos alperces.
- 2 paus de canela
- 2,750 açúcar aquecido
Partir os alperces ao meio e retirar os caroços. Partir vinte caroços e guardar os corações. Deixar estes em água a ferver durante 1 min., passa-los para uma tijela com água fria e pelar como se fossem amêndoas. Reservar.
Pôr todos os ingredientes numa panela, à excepção do açúcar e levar a ferver. Depois baixar o lume e deixar a borbulhar durante ½ hora até a pele e a polpa da fruta estarem macios. A misturar deve então ter reduzido para 1/3.
Juntar o açúcar aquecido e misturar até este se ter dissolvido completamente.
Aumentar o calor e deixar ferver sem mexer durante 10 a 15 min (104ºF). Eu cstumo experimentar também, colocando uma colher do doce nm pratinho, deixando arrefecer e verificando se está no ponto desejado.
Retirar então a espuma que se formou à superfície com uma colher metálica, os corações
Pôr o doce em jarros esterilizados. Deixar uma margem muito pequena, selar e etiquetar.
Aquecer o açúcar
Colocar o açúcar num pirex baixo e largo no forno à temperatura mínima durante 15min. Os frascos esterilizados podem também secar, indo ao forno ao mesmo tempo. O açúcar aquecido dissolve-se muito mais rapidamente no doce.
Os doces para ganharem consistência e durarem mais tempo necessitam de pectina e acidez, conferidos respectivamente pelos corações dos caroços e pelo limão.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário