Empada de Frango
Finalmente comprei uma panela de cozedura lenta!!!
Após ter feito, como sempre, várias pesquisas na internet, já tinha decidido comprar uma xpto, quando, numa ida ao Aldi, vi esta que estava em promoção. Decidi logo comprar e contrariar a minha tendência de análises 'SWAT' antes de qualquer decisão! :)
É oval e com dimensão para um frango inteiro grande. Básica, tem três botões: um para manter a temperatura, outro para cozinhar em 3 horas e um terceiro para cozinha em 6 horas. A única coisa a respeitar é não encher em demasia, mantendo os conteúdos a 3 cm do topo e assegurar que 300 ml de líquido (vinho, água, molho de tomate, etc) são sempre adicionados.
Não segui nenhuma receita e decidi estufar um frango do campo com cebolas, cenouras, courgettes, sal e pimenta...aqui vai a receita.
Ingredientes
- 1 frango do campo sem os míudos
- 1 caldo de galinha caseiro (faço os meus na Bimby)
- 3 cenouras às rodelas grossas
- 1 courgette às rodelas grossas
- 1 maçã descascada partida em oito gomos (usei Pink Lady mas pode ser Granny Smith)
- 1 folha de louro
- 1 copo de vinho branco
- Sal e pimenta
- 3 c sopa de azeite
- 1 c sopa de banha
- 1 limão com casca inteiro e picado com um garfo
- massa quebrada (faço a receita da Bimby, mas pode comprar já feita em qualquer supermercado)
Comecei por barrar o frango com um caldo de galinha e a banha.
De seguida, coloquei o limão furado com o garfo dentro do frango e deitei-o na panela.
Adicionei os restantes ingredientes em torno do frango, temperando de sal só os legumes porque o caldo de legumes já é salgado.
Liguei o botão para 6h de cozedura e fui à minha vida. Após as 6 horas, desliguei a panela e deixei arrefecer o estufado lá dentro.
Fica extraordinário. O osso despega-se da carne e consegue-se partir com um garfo.
O frango do campo (que é maior que os tristes dos aviários) deu para 4 receitas diferentes:
1. EMPADA
Fiz a massa da empada com esta receita de massa quebrada da Bimby. Depois envolvi em papel filme, achatei tipo bolacha grande e coloquei no frigorífico durante mais ou menos 1/2 hora (pode ficar mais tempo).
Enquanto preparava a massa para colocar na forma, pré-aqueci o forno a 180º durante uns 15 min. Esstendi com um rolo da massa com a ajuda de um mínimo de farinha para a massa não pegar ao rolo e forrei uma forma própria para o forno. Verti o recheio e cobri com outra parte da massa. Pincelei com uma gema de ovo e foi para o forno uma 1/2 hora até a massa estar cozida e dourada.
2. FRANGO ESTUFADO COM PURÉ DE BATATA
Aproveitei o peito e acompanhei com puré de batata e uma salada de espinafres.
3. FUSILI COM FRANGO DESFIADO
Desfiei a perna, que é menos seca, misturei o molho do estufado e no final, envolvi na massa previamente cozida à parte. Ralei um pouco de parmesão por cima e servi bem quente.
4. RISOTTO DE FRANGO
Técnica do risotto habitual, cujo líquido que se vai juntando para a cozedura é uma mistura de água com o molho do frango. No final, envolve-se o frango desfiado.
Quando fui fotografar a empada, a minha filha M. já tinha comido metade :)
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário