Abriu a Feira do Livro e, alegremente, fui deambular pelos stands, matando as saudades, com calma e muito calor.
Um dos livros que me prendeu a atenção foi este chamado Bolos Invisíveis, da Presença, com várias receitas que têm como tema comum a fruta ou os legumes e a técnica apresentada: uma massa fina de clafoutis e muitos frutos ou legumes laminados finamente.
Decidi experimentar o de maçã e canela e, mal cortei uma fatia, lembrei-me da Bebinka, sobremesa indo-portuguesa também construída em camadas e não muito doce (pelo menos é o que guardo na memória do Cantinho da Paz).
Ingredientes
- 1,5 kg maçã pesada com casca (usei umas maçãs vermelhas de Alcobaça, mas para a próxima quero fazer com maçã Granny Smith, aumentando um pouco o açúcar por causa da acidez)
- 3 ovos
- 80 grs + 20 grs de açúcar mascavado
- 50 grs manteiga meio sal derretida
- 120 grs farinha com fermento
- 1 c café canela
- 150 ml leite gordo (não tinha, usei meio gordo)
Comecei por acender o forno a 180º e untar uma forma redonda de fundo falso com 23 cm de diâmetro, que forrei com papel vegetal, voltei a untar e enfarinhar.
Derreti a manteiga numa tacinha no MW e reservei, deixando arrefecer.
Bati os ovos com os 80 grs de açúcar, aos quais juntei aos poucos a manteiga, a canela e a farinha, misturando bem. No final fui deitando aos poucos o leite.
De seguida, descasquei as maçãs (uso o descascador de cenouras), retirei o centro com o descaroçador e fui colocando-as num pouco de água com sal grosso a cobrir, para não escurecerem.
Com a mandolina (a minha é metálica, era da minha avó e não tem protector de dedos) fui laminando as maçãs para uma taça. Este é o processo que dá mais trabalho e requer maior atenção, para não se ficar sem dedos.
Incorporei a massa do bolo na maçã e, com as mãos, coloquei a mistura na forma, com algum cuidado para as lâminas de maçã ficarem esticadinhas e não enroladas.
Polvilhei com as restantes 20 grs de açúcar, e coloquei no forno durante 50 min, começando a vigiar passados 30 min.
É importante deixar arrefecer antes de desenformar.
Fica um bolo muito agradável e pouco doce, mas quem quiser pode aumentar o açúcar da massa para 100 grs. Eu gostei dele assim e aguenta-se bem 1 semana no frigorífico.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário