PESTO PRESTO
Uma idéia óptima de J. Oliver para um pesto rápido.
A Maria compra pesto já feito, que é muito diferente do feito em casa.
Esta versão de pesto com amêndoa e pinhões é muito boa e estando já feita e congelada por doses, não há desculpa para "o trabalho que dá, o ser mais prático comprar já feito, etc".
Ingredientes
- Um molho grande de mangericão (eu uso a quantidade que vem num daqueles vasinhos que se encontram em todos os supermercados nas prateleiras de ervas aromáticas.
- 100 grs amêndoas com pele (a receita original diz sem pele mas eu prefiro assim)
- 100 grs pinhões (no Continente encontrei uma versão de pinhões mais redondinhos e mais baratos que são bons para este efeito)
- 200 grs de parmesão em bloco, partidos aos bocados. Usei o top dos parmesões (é assim que se diz?), o Reggianno porque era o que tinha em casa mas talvez seja razoável usar-se o Gran Padano ou outro desde que comprado em bloco.
- 2 dentes de alho
- 100 ml azeite virgem extra (aqui não ir para um azeite mais barato)
- sumo de 1 limão
Depois juntar o azeite e o sumo de limão e voltar a processar até obter uma pasta com alguma textura (eu pelo menos gosto assim) (uns 10 seg).
Em papel film colocar o pesto e formar um chouriço com a secção de um salame de chocolate.
Leva-se ao congelador durante 1 hora e depois corta-se em fatias da grossura de um dedo e volta ao congelador.
Está pronto a usar em qualquer altura.
Dá tanto trabalho como abrir um frasco de compra e escusado será dizer que a intensidade do sabor não tem mesmo nada a ver.
A querer fazer uma coisa simples, é só juntar a um esparguete acabado de fazer e no fim ralar na hora por cima mais um pouco de parmesão. Também é óptimo com frango, a receita virá depois.
Ana.
Sem comentários:
Enviar um comentário