Base (massa quebrada)
- 450 gr. de farinha sem fermento
- 180 gr. margarina
- 1,5 sopa de azeite
- 1,5 dl água
- 1 gema de ovo
- sal
Recheio
- 260 gr. requeijão (ou 1,5 caixinhas de 170 gr)
- 500 gr. de espinafres congelados
- 4 ovos biológicos
- 100 gr. de emmenthal ralado
- 200 ml. natas
- Sal e pimenta q.b.
Base
Põe-se a farinha misturada com o sal numa tijela e junta-se a margarina refrigerada e cortada aos cubos. Trabalha-se só com as pontas dos dedos e rapidamente até ficar com a consistência de migalhas de pão.
Depois abre-se um buraco no meio e deita-se o azeite, a gema de ovo e a água. Liga-se, passa-se a massa para a bancada de pedra, amassa-se um pouco, embrulha-se em papel filme e reserva-se no frigorífico durante pelo menos ½ hora.
Forra-se a tarteira com a massa, pica-se o fundo e cobre-se com papel manteiga amachucado sobre o qual se deitam feijões ou quaisquer bolinhas de barro para fazer peso.
Vai ao forno a cozer 20 min a ½ hora.
Como esta quantidade dá para duas tartes, pode dividir-se a massa em duas e guardar metade no congelador.
Recheio
Cozem-se os espinafres durante 10 min e só com umpouco de azeite no fundo do tacho, dado que eles já deitam muita água. Após a cozedura, picam-se e espremem-se na mão para a tarte não ficar aguada e reservam-se.
Misturam-se as natas com o queijo ralado, os ovos, o requeijão, o sal e a pimenta e os espinafres escorridos e picados com uma faca.
Costumo usar um requeijão leve, oposto ao de Seia, para a tarte não ficar tão gorda.
Montagem
Coloca-se o recheio dentro da tarte e vai ao forno a 180º, aproximadamante 20min a 30 min.
Esta tarte é muito leve e cremosa, ao mesmo tempo. Gosto de acompanhar com uma salada de tomate pouco temperada, quase só com sal.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário