novembro 03, 2019

HOMEMADE PUMPKIN SPICE LATTE


Pumpkin Spice Latte
A minha filha Maria costuma ir estudar para o Starbucks e gosta muito de pedir o Pumpkin Spice Latte!
Como eu tenho a mania que a maior parte das coisas que se come fora, se podem fazerem casa e com ingredientes menos processados, ela enviou-me uma receita que vem na Internet e que é suposto ficar igual!

Experimentei hoje e, espanto meu, a Maria achou que não se distinguia do original, a não ser nuns grumos pequeninos que encontrou no fundo da abóbora (o do Starbucks deve levar puré de abóbora de compra).

Assim, aqui vai esta receita que acho muito boa, apesar de bastante calórica...é boa para um dia de inverno ou de chuva outonal como o de hoje, em que ainda estamos vestidos de algodão mas o céu escuro lá fora ouve o Nocturne op.9 No.2 de Chopin!

Esta receita apesar de parecer trabalhosa, pode ser preparada com antecedência, tendo já feito o puré de abóbora e o pumpkin pie spice.

Ingredientes 
  • 1 1/2 c sopa de açúcar
  • 2 c sopa de puré de abóbora (pré-preparado ou de compra)
  • 1/2 c chá Pumpkin pie spice (em Londres e States há à venda já feito mas cá como não encontrei, misturei as especiarias na percentagem certa e o resultado foi igual)
  •  1/2 cháv. chá de café forte (tirei dois cafés e para não ser tanta cafeína às 6 da tarde, fiz um café e um descafeinado)
  • 1/2 cháv. de chá de leite (usei meio-gordo)
  • Natas frescas (colocar as natas, a tijela e as pás para as bater, no frigorífico uma hora antes)
Puré de abóbora
A receita diz para se usar uma sugar pumpkin mas como não encontrei (esqueci-me de procurar no Mercado de Picoas onde há alguns produtos que não se encontram noutros locais), usei uma Butternut squash (em forma de pêra) - gosto muito do sabor dessa abóbora e tem a vantagem de se aproveitar quase tudo porque tem uma casca muito fininha).
Parti a abóbora ao meio, tirei as sementes e coloquei as metades no tabuleiro do forno com a casca virada para baixo. Fica assim durante 1H30 ou até se espetar um garfo e se verificar que está bem cozida (lembra-me as minhas idas à praia quando era adolescente...). Depois, é só deixar arrefecer, retirar a polpa com uma colher e processar numa misturadora até obter um puré lisinho. Reservei duas c. sopa de puré de abóbora e congelei o restante em doses que dêem para 2 bebidas.

Pumpkin pie spice
  • 2 c chá de canela 
  • 1/4 c chá de cravinho
  • 1/4 c chá de  gengibre
  • 1/2 c chá de allspice (usei canela)
  • 1/8 c chá de  noz moscada
Misturar tudo e guardar numa caixinha porque dá para muitas vezes.

No dia em que que nos apetece esta bebida quentinha, colocamos todos os ingredientes com excepção das natas num tachinho e levamos ao lume a aquecer, deixando borbulhar uns minutos em lume baixo enquanto batemos as natas com uma pitadinha mínima de açúcar.
Depois, é só verter na caneca, deitar uma colherada de natas batidas por cima, polvilhar com canela ou allspice, ir buscar um livro, uma mantinha, ajeitar o gato ao colo e passar uns bons minutos a agradecer pela Vida!

*allspice é uma especiaria também conhecida por Pimenta da Jamaica.
Segundo a Wikipedia, o nome allspice (traduzido à letra por "todas as especiarias") foi-lhe atribuído no início de 1621 pelos Ingleses devido ao seu sabor que lembra uma mistura de canela, noz moscada e cravinho).

Enjoy!
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário