Cake de Bróculos com molho holandês e estragão
Aprendi esta receita nas minhas aulas da Cozinhomania, ainda em Campo de Ourique, quando o famoso Melhor Bolo de Chocolate do Mundo ainda era feito numa pequena cozinha que havia no fundo da sala onde recebíamos as aulas.
É uma das minhas entradas preferidas e dá para um jantar volante em que o bolo já se apresenta com algumas fatias cortadas para se verem as flores de bróculos. Também é engraçado cortado na hora e as flores de bróculos funcionam como factor suspresa.
Cake
600 grs de bróculos
375 grs manteiga em pomada (pôr 1 min de cada lado no MW na temperatura mais baixa)
8 ovos
350 grs farinha
80 grs açúcar
5 grs de baking powder (1,5 c chá)
4 grs de caril (1 c chá)
sal
Molho holandês
150 grs manteiga sem sal aos cubos
3 gemas
1/2 sumo limão bem amarelo para ser mais doce
1/2 molho estragão picado
Confecção do Cake
Untar uma forma de bolo inglês 23*15 e reservá-la no frigorífico.
Cortar os raminhos dos bróculos e Cozê-los em água a ferver com sal.
Assim que começarem a ficar tenros, colocá-los em água fria para enrigecerem. Depois de frios, escorrer a água e reservar. Cuidado para não cozer demais, senão desmancham-se.
O que sobra dos bróculos pode aproveitar-se para fazer sopa.
Nesta altura, pré-aquecer o forno a 210º.
Misturar a manteiga com os ovos, um a um, com uma vara de arames. Esta mistura nunca fica ligada.
Juntar a farinha com o açúcar, o sal, o fermento e o caril e adicionar à mistura dos ovos, mexendo sempre.
Encher a forma até 2/3. Plantar os bróculos na vertical de modo a ficarem bem apertados e cobri-los com a restante massa.
Pôr a forma no forno e baixar a temperatura para 180º. Coze mais ou menos 50 min.
Se se fizerem em formas individuais, cozem 20 min.
Confecção do molho
Pôr as gemas numa tigela juntamente om o sumo de limão em banho-maria quente e bater esta preparação com uma vara de arames, até emulsionar com a consistência de maionese.
Retirar do banho-maria e adicionar os cubos de manteiga um a um, mexendo sempre com a vara de arames. Temperar com sal e juntar o estragão picadinho.
O cake é servido morno acompanhado molho holandês.
Nos tempos que correm, servir uma entrada ainda morna requer algum tempo e organização, mas vale a pena. Quando se corta o bolo às fatias, as florinhas dos bróculos, como se fossem pequeninas árvores, são uma graça e marcam a diferença!
Ana
*não tirei fotografias ao bolo que fiz, tal foi a azáfama do jantar. Retirei esta imagem da internet. As minhas flores de bróculos ficam sempre mais pequenas e rodeadas de massa por todos os lados.
*não tirei fotografias ao bolo que fiz, tal foi a azáfama do jantar. Retirei esta imagem da internet. As minhas flores de bróculos ficam sempre mais pequenas e rodeadas de massa por todos os lados.
Sem comentários:
Enviar um comentário