junho 03, 2013

SOPA DE PEIXE-GALO


Sopa de peixe-galo

Mais uma vez fui ao meu programa preferido do sábado de manhã: ir às compras ao mercado de Alvalade! 
Depois de ter cuscado as várias bancas de peixe, decidi-me por umas sardinhas (as primeiras do ano), uma mão cheia de camarão fresco só para uma entradita e um peixe-galo para fazer em filetes. Logo a peixeira me avisou que ia dar para pouco e ia sair caro, dado que o bichinho tem uma grande cabeça...que era melhor para fritar em postas, que rendia mais... mesmo assim disse que queria e pedi que me arranjasse em filetes!
Fiquei então com dois lombos, uma cabeça e uma espinha de peixe por 18€. Ufa! ia ter que render bem aquele peixinho!
Cheguei a casa e comecei a preparar os camarões.
Pus uma panela com água com bastante sal a ferver, deitei para lá os camarões e deixei cozinhar em fervura baixa por uns 2/3 minutos.
Tendo pré-preparada uma tijela com cubos de gelo e meio limão, salvei os camarões da água e mergulhei-os na água gelada para não ficarem moles. guardei a aguinha de cozer já a pensar na minha sopa de peixe.

Atirei-me então ao peixe-galo.
Reservei os filetes de peixe, peguei na cabeça e na espinha e introduzi na água de cozer os camarões (aproximadamente 2 l), só com uns grãos de pimenta, dado que a água já estava salgada.
Deixei cozer por uns 10 min e apaguei o lume.

Entretanto fiz um refogado com uma cebola roxa muito bem picadinha, um ramo de salsa, umas 3 c sopa de azeite e 2 alhos esmagados. Deixei cozer a cebola em lume baixinho e em tacho tapado por uns minutos e depois juntei dois tomates pelados e em cubinhos, uma folha de louro, a água de cozer o peixe (passei-a primeiro por um passador para ir mais limpinha) e um copo de vinho branco (usei o que ia beber, um JP).

Ficou assim a apurar e a reduzir durante uma meia hora, durante a qual retirei o pouco da carne que a cabeça do peixe tinha e cozi umas massinhas à parte para juntar no final.
Deixei arrefecer, passei tudo pelo mix, juntei as massinhas e o peixe (pouco), e servi salpicado com um pouco de salsa fresca.

Que bem que me soube acompanhada de uma fatia de pão alentejano torrado!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário