Mexilhões à Marinheira |
Ainda de férias no Minho decidi ir apanhar uns mexilhões para um petisco à tarde. A hora da maré vaza era às 12:30h, o que, pelo que me foi dito pelo banheiro, é o nível mais baixo que o mar atinge nesta altura do ano. Em Setembro seria melhor mas enfim, agora é que cá estou! Como sabíamos que íamos encontrar também percebes, a Maria e a Leonor foram no dia anterior a uma loja de pesca em Caminha comprar uma espátula para os arrancar melhor às rochas.
Depois de um pequeno almoço ao meio-dia com pão quentinho e doce de amoras fait à maison no dia anterior, aqui fomos nós para as rochas à esquerda do Forte do Cão na Praia de Gelfa, entre Vila Praia de Âncora e Afife, cada uma armada com um saco e muita vontade. Após alguns arranhões e umas pisadelas de lesmas do mar pelas meninas (ai mãe, ai tia, que nojo !!!!!), lá enchemos os sacos a 1/3 com os ditos mexilhões e percebes.
Eram pequeninos mas nunca duvidei do seu sabor.
Em casa, vinha a tarefa de lhes tirar as barbas, interrompida por um convite para comer amêijoas - as melhores amêijoas de sempre! - e uns croquetes acabados de fazer no Palma.
Retomada a tarefa no dia seguinte, foram os mexilhões finalmente ao barbeiro e à limpeza geral de retirar a terra e as lapas agarradas às cascas, enquanto os percebes já coziam em água temperada com muito sal. Tarefa árdua, já que tivemos mais olhos que barriga e devemos ter apanhado uns 5 kilos de mexilhão.
Enfim, depois de preparados para a festa, foi só cozinhá-los da seguinte forma:
- Mexilhões
- 1 kl mexilhões
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 c sopa de manteiga
- 2 c sopa de azeite
- 1 fl louro
- 1 copo de vinho branco (neste caso foi um Catapereiro)
- 1 ramo de salsa
Faz-se um refogado com a cebola, os alhos e as gorduras. Depois da cebola estar translúcida, junta-se o louro e o vinho, ficando a ferver baixinho por cinco minutos. No fim, lá vão os mexilhões já ansiosos por participar do festim.
Tapa-se o tacho, agitando-se de quando em vez.
Mal abram, passam-se para uma travessa. O molho fica a reduzir um pouco. Retira-se a salsa, regam-se os mexilhões com o molho e enfeitam-se com gomos de limão.
Percebes
Põem-se num tacho com água e muito sal.
Mal começam a ferver retiram-se para uma travessa. Não devem cozer muito porque ficam emborrachados.
Convidámos a M. e o G., e compusemos a mesa com pão acabado de fazer e um Alvarinho Quinta do Regueiro 2011 Reserva que podia estar mais gelado….
Decerto pela companhia e também pela frescura dos bichinhos -apesar de muito pequeninos-, foi um fim de tarde muito bem passado!
Ainda deu para oferecer uma boa caixa a uns amigos e para abertura do jantar do dia seguinte com muito pão mergulhado no molho.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário