Petingas a marinar
Passei um fim de semana em casa de uns amigos no Algarve. No dia em que regressámos a Lisboa, fomos ao mercado de São Brás de Alportel, onde estavam à venda estas maravihosas petingas escaladas e sem espinha, prontas para me acompanharem na viagem de regresso e preparar um petisco.
Afinal, em vez de entrada, preparei um almoço.
Adaptei uma receita do Pingo Doce e ficaram espectaculares! Para acompanhar, fiz um arroz de pimentos muito malandro.
Ingredientes
- 12 sardinhas pequenas (petingas)
- 0,5 c. sopa azeite
- 2 dentes de alho
- 1/2 c. sopa sal marinho
- 1 folha de louro
- Sumo de 1 limão
- 2 ovos bio
- salsa fresca picada
- pimenta preta moída
- 125 g farinha de trigo
- 50 ml vinho branco
- 50 ml água
- 500 ml óleo para fritar
Arroz de pimentos
- 2 c. sopa azeite
- 100 g cebola
- 2 dentes de alho
- 100 g tomate maduro
- 100 g pimento verde
- 150 g pimento vermelho
- 50 ml vinho branco
- 200 g arroz carolino
- sal e pime
- salsa picada
Marinei as sardinhas com azeite, alho picado, metade do sal, a folha de louro partida, o sumo de um limão, e deixei no frigorífico de um dia para o outro (também pode ficar só uma hora).
Após terem estado horas a ganhar sabor, comecei a fazer o polme. Bati os ovos, aos quais juntei a salsa bem picada e a pimenta, o restante sal, a farinha, o vinho branco e a água até formar um creme com a consistência de um béchamel. Deixei este polme a sossegar uma meia hora no frigorífico.
Depois, foi só escorrer as sardinhas da marinada, passá-las pelo polme e fritá-las no óleo bem quente.
Para preparar o arroz, deixei aquecer o azeite num tacho, ao qual juntei a cebola picada e passados uns minutos o alho picado. Quando ambos estavam alourados mas não fritos, juntei o tomate em cubinhos, os pimentos em juliana e ficou a refogar mais um pouco. Refresquei com o vinho branco e juntei o arroz.
Deu mais umas voltinhas no tacho e, no final, cobri com água quente (o dobro da quantidade do arroz), temperei com o sal e pimenta e deixei cozinhar em lume brando e tacho tapado, mexendo de vez em quando. Ainda com um pouco de líquido, mas com o arroz já cozido, desliguei o lume e deixei a apurar tapado mais uns minutos.
As sardinhas foram engalanadas à mesa, com uns gomos de limão por companhia, e um arroz caldoso polvilhado com salsa picadinha! uma delícia!
Ana.
Sem comentários:
Enviar um comentário