outubro 05, 2020

SALSICHAS DE PERÚ ENROLADAS EM COUVE LOMBARDA COM ARROZ AO VAPOR + sopa de couve lombarda


Salsichas de perú enroladas em couve lombarda com arroz ao vapor

Esta receita foi ajustada da da Clara de sousa e ficou muito boa. Substituí as salsichas de porco (mais saborosas) por salsichas de perú, porque a M. não come mamíferos e, mesmo assim, ficou óptima.

 Ingredientes

  • 8 salsichas de perú frescas
  • 16 folhas de couve-lombarda
  • 50 ml de azeite
  • 1 cebola, picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 cenoura, em rodelas
  • 1 folha de louro
  • 100 ml de vinho branco
  • 1 lata (400 g) de tomate triturado 
  • Sal, pimenta e noz-moscada, q.b. 
  • Água a ferver q.b. 
  • 200 grs de arroz Basmati (uso umas embalagens cartonadas da Caçarola) + 1 c chá de sal grosso + 30 ml de azeite + 800 grs de água)

Num tacho grande com água com sal a ferver, cozi por 10 min as folhas separadas de uma couve lombarda, depois de lavadas e de lhe retirar o calo.

Deixei arrefecer as folhas num prato e reservei a água da cozedura para a sopa.

Enquanto a couve cozia, piquei a cebola e o alho. Num tacho deitei o azeite e, quando estava quente, deitei a cebola. Passados uns 3 min, juntei o alho picadinho, a cenoura às rodelas fininhas e a folha de louro, e passado uns dois minutos, o vinho branco. Ficou mais um minuto a deixar evaporar o álcool e, nessa altura, juntei a polpa de tomate e temperei com o sal, pimenta e noz moscada.  Deixei a apurar uns 5 min em lume brando e tacho tapado.

Entretanto, já as folhas de couve tinham arrefecido. Com uma faca afiada, retirei ainda um pouco do caule mais grosso das folhas, para se poderem dobrar melhor. Reservei os pequeninos caules junto ao caldo da cozedura.

Estendi duas folhas ligeiramente sobrepostas e embrulhei uma salsicha, tendo o cuidado de primeiro  dobrar os topos para dentro cobrindo a salsicha e só depois enrolar. Deitei os embrulhinhos num prato com a costura para baixo.

Depois, foi só colocá-los sobre a tomatada ao lado uns dos outros, tapar com água quente e deixar a cozinhar e envolver os sabores uns 45 min. No final, como o molho ficou um pouco líquido, retirei os rolinhos de couve com salsicha para um prato e deixei o molho evaporar por uns minutos, o qual verti cobre as salschas.

Servi sobre um basmati cozinhado ao vapor na bimby. Mas fica igual se cozinhado em banho-maria sobre uma panela com 800 grs de água a ferver com 30 ml de azeite e 1 c chá de sal durante uns 17 min. Enquanto coze, por duas vezes, ir dando uma volta ao arroz.

Com puré de batata ou couscous também fica muito bom. 

Sopa de couve lombarda

Da couve crua e os pequenos caules que sobraram, juntei ao caldo da cozedura, juntamente com 4 cenouras bio, 1 cebola, 1 dente de alho e um pequenino molho de salsa e  deixei a cozinhar em lume lento durante uns 25 min. No final, juntei uma colher de sopa de azeite, 1 c chá de sal e um pouco de pimenta e bati. 

Uns croutons por cima e um pouco de cebolinho picado para dar cor e, para além de bonita, ficou deliciosa ...desperdício zero.

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário