agosto 31, 2019

TIRAMISÙ DELLA MAMMA DI GIUSEPPE


Tiramisú della mamma de Giuseppe

O meu colega Giuseppe G. viveu em Milão mas a família é original do Sul de Itália. Indo às raízes, pedi se me dava a receita de Tiramisu da sua mãe. Só passado algum tempo decidi fazê-la, quando a Lou propôs o tema do jantar de amigas: ITÁLIA.

Aqui vai a receita executada de acordo com as indicações da mãe do G.G, só com duas ligeiras alterações (o licor e o chocolate em vez de cacau).

Ingredientes
  • 5 ovos
  • 250 gr de mascarpone
  • 250 grs açúcar branco
  • Cacau em pó (usei chocolate preto ralado na hora, lembrança da Maria)
  • 50 ml. de licor (Martini branco seco) usei licor de laranja que tinha feito e que achei que combinava bem com o chocolate
  • 1 chávena almoçadeira de café forte morno
  • 5 embalagens pequenas de Pavesinis (não é fácil de encontrar em Portugal mas a Francesca trouxe-me de Itália) Podem substituir-se por Savoiardi.


Separam-se as claras das gemas.

Batem-se as claras em castelo até fazer espuma, e juntam-se 125 grs de açúcar aos poucos, batendo sempre. Reserva-se o meregue.

Batem-se as gemas com 125 grs de açúcar até formar um creme esbranquiçado.
Enquanto se faz a gemada, desmancha-se o mascarpone  no licor e junta-se à gemada aos poucos.
Depois envolve-se o merengue no creme.

Começa-se então a montagem do bolo:

Coloca-se no fundo de um Pyrex 20 cm*30 cm uma camada de creme e por cima uma camada de Pavesini embebidos em café o suficiente para não se desfazerem. Vão se sobrepondo sucessivas camadas até terminar com uma de creme. No fim e através de um passador de rede, cobre-se com o cacau ralado. Vai ao frigorífico umas horas, porque é bom comido frio.

Para terminar a receita, o Giuseppe desejou que ficasse tão bom como o da sua mãe.
Tarefa impossível se, aos ingredientes e à destria da mãe, juntarmos as memórias, os afectos e tudo o mais que faz do tiramisú da mãe, o melhor do mundo para o Giuseppe!

As amigas gostaram muito e acharam esta versão muito leve, melhor do que as que já tinham experimentado antes! No dia seguinte ainda estava  melhor!

Hei-de um dia fazer a outra versão do Chef italiano Lucca, que é bem mais complicada, mas um desafio!

Ana.

Sem comentários:

Enviar um comentário