Croquetes com pickles de manga
Tenho andado muito arredada não da cozinha mas da parte da escrita.
Cheia de trabalho, não me sobram tempos livres para dedicar a este diário que, infelizmente, às vezes nem semanário é!
Esta semana, quando fui ao supermercado, vi uma carne de vitelão (não sei bem o que quer dizer, vitelo é um bicho pequeno, vitelão será um vitelinho gordo?) muito bonita e lembrei-me do quanto gosto de croquetes e há quanto tempo não fazia. A ajudar, a memória da Maria ter gostado muito de uns croquetes comprados (não por mim) numa pastelaria...
Entusiasmada com a ideia, trouxe 1 kl de carne depois de ter tido uma explicação sanitária do Sr. do talho em como não podia picar um chouriço juntamente com a carne. Nem sabia que havia alergias graves ao chouriço e que a máquina não podia ficar com restos deste enchido…no talho de Caminha até perguntam se não queremos picar um pouco juntamente com a carne!
Comecei então a preparar os meus croquetes.
O twist à receita foi dado no início, quando barrei a carne com uma colher de sobremesa de Mango Pickle Hot, uma pasta feita de manga, sal, óleo, feno-grego, mostarda, pimenta vermelha em pó e açafrão-da-índia.
Dei então uma selagem na carne com um pouco de azeite. Depois baixei o lume e estufei a carne na companhia de 1 cebola, 1 molho de salsa, 2 tomates, 1 dente de alho, duas cenouras, um golo de vinho branco, 1 fl de louro, sal e pimenta qb e um pouco de manteiga.
Passados uns 30 min de cozedura, deixei arrefecer, retirei as gorduras que a carne ainda tinha e passei a carne no 1.2.3. Passei o molho pelo mix depois de ter retirado a fl de louro, e voltei a juntar carne.
Em vez de fazer um béchamel, fiz como a minha avó fazia e levei tudo ao lume novamente, juntando 4 c sopa de farinha em chuva, 1 copo de leite e mais um pouco de manteiga. Misturei em lume baixo durante uns 5 min e no fim atirei com uma mão cheia de queijo gruyère em tirinhas (melhor seria um parmesão ralado na hora, mas era o que tinha).
Estava pronta a massa. Bastante mole, deitei-a no pyrex rectangular, deixei arrefecer com película por cima para não ganhar crosta e foi ao frigorífico.
Só no dia seguinte iria moldar os cilindrozinhos.
Ainda desconfiada com o sabor que iriam ter, preparei 3 pratos com, respectivamente, farinha, ovo e pão ralado.
Comecei por moldar em forma de cilindro uma colher do preparado que deitei primeiro na farinha, seguindo-se o ovo e por fim no pão ralado. A pasta estava muito mole, pelo que a sua estadia no frio ajudou bastante.
Fritei-os em óleo quente e depois coloquei-os sobre papel de cozinha para absorver a gordura da fritura. Acompanhei com uma salada de tomate e arroz de alho.
A Maria gostou muito, achando um pouco picantes (talvez a colher de Mango Pickle tenha sido demais), mas ficaram bons, principalmente com uma textura extremamente cremosa.
Para um sabor mais tradicional, trocar o pickle de manga por um chouriço ou desfazer uma alheira e juntar à carne.
Para um sabor mais tradicional, trocar o pickle de manga por um chouriço ou desfazer uma alheira e juntar à carne.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário